Adalberto Agripino
BIOGRAFIA Beto Agripino
Vereador: Adalberto Agripino Mendes
Apelido: Beto Agripino
Aniversário: 03 de agosto
Partido: Podemos (PODE)
Legislaturas: 2021-2024 / 2017-2020 / 2001-2004
Última eleição: 553 votos (3,87% dos votos válidos)
Contato: (81) 9.8936-6026
Biografia
Adalberto Agripino Mendes, conhecido popularmente como Beto Agripino, nasceu em 03 de agosto de 1961, em Lagoa de Itaenga. É casado com a professora Iolanda e pai de Alberice, Ana Paula, Ana Claúdia, Natália e Adalberta.
Filho caçula dos agricultores Agripino Manoel (in memoriam) e Maria José (in memoriam), Beto cresceu nas proximidades do sítio Imbé, zona rural da cidade. Sempre se dividindo entre os estudos e o trabalho na plantação ao lado dos irmãos. No final da adolescência, aos 18, já trabalhava ativamente nos engenhos. Assumiu a responsabilidade pelo setor agrícola da Usina Petribu, onde permaneceu por 28 anos lidando com a plantação e a colheita da cana-de-açúcar. A atividade também permitiu que conhecesse a realidade das mais diferentes famílias do município que mantém intensa relação com a Usina. Hoje segue produzindo agricultura de subsistência.
Já a experiência política para Beto começou no ano 2000, quando concorreu como candidato a vereador pela primeira vez pelo antigo Partido da Frente Liberal (PFL) – atual Democratas. Venceu o pleito como o segundo melhor colocado: 733 votos ao total. Retornou à Câmara Municipal já em 2017, após alcançar 524 votos pelo Partido Social Cristão. Reelegeu-se, no último pleito, com 553 votos, pelo Podemos. Atualmente, o vereador também ocupa as funções de 1º secretário da Mesa Diretora e de relator da Comissão de Constituição, Justiça e redação da Câmara Municipal (biênio 2023–2024). Segundo Beto, sua trajetória o aproximou das bandeiras dos agricultores, mas foi andando por toda a cidade que ele conheceu as diferentes realidades e a importância da política pública para transformar a vida das pessoas mais vulneráveis.
*Texto produzido pela equipe técnica da Câmara Municipal de Lagoa de Itaenga, em julho de 2023, com informações do vereador Beto.